Estamos muito felizes com a qualidade do conteúdo que vem sendo gerado na Alvanista desde que anunciamos os rascunhos e os novos formatos de postagens. Eles geraram um aumento significativo na quantidade de leitores do feed de Popular, além de um enorme acréscimo na quantidade de conteúdo compartilhado – o que aumenta muito a visibilidade dessas postagens que foram feitas com tanto carinho. Muitos usuários acessam, diariamente, o feed de Popular da Alvanista, porém o número de não-usuários que consome esse conteúdo é dezenas de vezes maior. Todas as postagens da Alvanista são públicas, e muitos usuários às vezes nem percebem que sua postagem pode atingir uma quantidade imensamente maior de pessoas do que as que interagiram com ela na Alvanista.

E é pensando na grande qualidade de conteúdo dos artigos e no acesso à página de Popular que estamos muito empolgados de anunciar a próxima evolução dela.

Em Destaque na Alvanista

Listagem

Agora o Popular na Alvanista irá se chamar Em Destaque na Alvanista e irá conter somente artigos Featured. Já que somente artigos estarão lá, podemos fazer uma interface diferenciada para melhorar a exibição deles. Iremos exibir a capa, o título e o autor do artigo, e se você se interessar por algum deles basta clicar para ler ele em seu formato ideal. O artigo que entrou para o featured mais recente vai ficar em destaque maior – é importante ressaltar aqui cada artigo que entra para lá passa uma quantidade mínima de horas como sendo o primeiro, se outros forem marcados como featured eles serão colocados em uma fila e irão para a página depois de um tempo. Fazemos isso para que cada um tenha sua chance de brilhar com o maior destaque.

Também habilitamos a paginação convencional para esta página – ou seja, você pode navegar tranquilamente e ver todos os artigos que já foram Featuredlembrando só a página que você parou de ler, e facilitar o acesso às postagens mais antigas também.

Mas, não é só isso: os artigos marcados como Featured também serão exibidos na página principal da Alvanista para usuários não-autenticados. Essa página recebe uma enorme quantidade de visitantes diários, e acreditamos que isso irá aumentar significativamente o alcance dessas postagens.

Ah, e ela também está otimizada para leitura no celular! Acrescentamos um link para esta página na barra superior, e deixamos os artigos bonitinhos para que todos possam ler eles a qualquer momento, nos seus dispositivos móveis. Olha só como ficou:

mobile

Artigos? Mas então só vão existir “paredes de texto” por lá?

Desde que anunciamos o lançamento dos Artigos, todos nós vimos que muitas postagens com muito texto foram Featured. Apesar da ótima qualidade do conteúdo, esse tipo de postagem não agrada a alguns leitores. Porém, para um artigo ser Featured ele não precisa ser uma parede de texto. Um artigo nada mais é do que uma postagem otimizada para compartilhamento. Por isso que o título e a imagem de capa são obrigatórios, e a capa precisa ser redimensionada para aquele tamanho específico.

Entendemos que o termo “Artigo” pode induzir a crença de que somente paredes de texto serão Featured, e é por isso que criamos uma página com as nossas recomendações para a escrita de artigos na Alvanista. Nosso interesse é que os artigos tenham o máximo de visibilidade e feedback possível, e essas recomendações foram feitas para ajudar você a deixar seu conteúdo otimizado para isso.

Portanto, qualquer artigo pode ser Featured, independente de ser uma parede de texto, uma lista, um artigo de humor ou qualquer outra categoria – só precisa ser autoral (você que escreveu) e exclusivo (somente na Alvanista) para ser um candidato.

Mas, e o Popular?

Com o tempo em que a página de Popular funcionou com base na quantidade interações como condição de entrada, pudemos observar o seu impacto na comunidade como um todo. Se você tem uma larga base de seguidores, a possibilidade das suas postagens irem parar nos populares é bem maior do que alguém com muito poucos seguidores. Quanto mais postagens populares você consegue emplacar, mais seguidores você tende a ganhar. Isso, com o passar do tempo, tende a deixar as postagens populares monopolizadas por um número muito pequeno de usuários, e tende também a facilitar muito para que qualquer postagem desse grupo se torne popular – independente da qualidade dela para todos os leitores do feed de populares. Isso gerava muitas postagens de conversas internas entre um grupo de usuários como populares – que não são interessantes para uma parte significativa dos leitores do feed e para a grande quantidade de usuários não-autenticados que o consomem também. Isso compromete a qualidade do feed de populares, o que reduz o alcance de todo mundo que pode estar lá.

E esse alcance é muito importante para nós. Queremos ser o palco para que os usuários brilhem e ganhem a internet com o seu conteúdo, e o formato antigo dos populares nos limitava muito nesse aspecto.

A busca por popularidade é inerente a qualquer plataforma social. No modelo antigo de populares essa busca incentivava os usuários a tentar conseguir muitas interações em suas postagens, para que elas fossem para os populares. Essa busca por mais interações nem sempre se dava por meio de tentar melhorar a qualidade da postagem. No modelo atual, essa busca tende a fazer com que os usuários trabalhem melhor o conteúdo e a apresentação das suas postagens – além de que ela democratiza bem mais o palco: qualquer usuário pode ter um artigo featuredindependente da quantidade de seguidores ou interações da postagem.

Acreditamos que essa alteração irá deixar a comunidade mais sadia, será bem mais benéfica para a maior parte das pessoas que consomem aquele conteúdo – sejam eles usuários autenticados ou não, e dará bem mas alcance para que os artigos dos usuários atinjam de forma positiva uma maior quantidade de leitores.

Futuro

Estamos no processo de finalização da coleta de votos para o Alvanista Awards 2014, onde iremos listar os jogos de 2014 mais bem avaliados pelos usuários. Estamos também nas etapas finais de desenvolvimento do tão esperado aplicativo mobile da Alvanista. Nossa expectativa é lançar ele em Janeiro/2015. Também estaremos fazendo melhorias na visualização do conteúdo da Alvanista pelo celular.

Aplicativo de Celular da Alvanista

Já faz tempo que falamos do aplicativo, e já houveram várias previsões furadas. Entramos no espírito da Playstation Experience, e achamos que precisamos mostrar algo do aplicativo – ou senão, muitos de vocês vão pensar que ele vai ser lançado no mesmo dia que The Last Guardian. É para já:

aplicativo-mobile

Iremos lançar primeiro uma versão com o foco em Check-ins, Timeline Notificações. Ao longo das próximas versões, iremos trazer mais funcionalidades que o site já tem. Enfim, o aplicativo irá acontecer! Fica nossa prece para que The Last Guardian também. :)

Happy Gaming!