As postagens dos usuários são o coração da Alvanista. Nessa atualização nós trouxemos várias melhorias – tanto para elas quanto para os autores. Além disso, também fizemos um série de outros pequenos ajustes. São muitas as novidades, então prepare-se para um longo texto! Sem mais delongas, vamos à elas:

Nova ferramenta de postagens

Sempre pensamos que um dia teríamos que fazer um extreme makeover na nossa ferramenta de postagens, esse momento finalmente chegou. Agrupamos todos os tipos de postagens na caixinha de Postar – inclusive o check-in.

Nova Tool de Postagens

  • Texto: esse é o antigo formato postagens da Alvanista: você pode postar conteúdo em imagens, texto, vídeo, como sempre fez. TL;DR: ele é o formato clássico de postagens.
  • Artigo: iremos falar mais sobre ele daqui a pouquinho!
  • Imagem: se você pretende postar somente uma imagem com uma descrição, esse tipo de postagem é a forma mais simples de fazer isso.
  • Vídeo: similar à imagem, se você pretende postar somente um vídeo do youtube com uma descrição, essa é a forma mais simples.
  • Check-in: trouxemos o formulário de check-in para o seu lugar correto. Ah, e agora você pode usar negrito, itálico, imagens e tudo que você usa em uma postagem de Texto no Check-in também, sem precisar editá-lo.

Essas mudanças são principalmente no formulário das postagens – o resultado final da postagem praticamente não foi alterado. Nosso objetivo principal foi simplificar o ato postar na Alvanista. Esperamos que gostem e achem mais prático!

Artigo? Fale mais.

Um artigo é uma postagem de texto, só que com algumas especificidades.Você precisa definir um título e uma imagem de capa para o artigo – e essa imagem de capa será cortada e redimensionada para um tamanho específico. Mas, não fique triste por essa restrição! Na verdade, isso é a grande força por trás dos Artigos. Aqui o formulário de um:

Formulario de Artigo

Nosso objetivo com os artigos é fornecer uma maneira mais simples de criar postagens otimizadas para compartilhamento na internet. Por isso o título é obrigatório, e a imagem de capa é redimensionada para aquele tamanho específico. Esse tamanho é o ideal para compartilhamento. Como todos os artigos possuem um título e uma imagem de capa padronizada, podemos fazer algumas coisas bem interessantes com eles – como isso:

Artigos Relacionados

Quando você estiver na página de um artigo, iremos exibir alguns outros relacionados à ele. Por enquanto, esses relacionados levam em consideração somente o autor – mas, no futuro, iremos tornar essa recomendação mais inteligente.

E quanto às minhas postagens antigas? Posso converter elas para Artigo?

Converter para Artigo

Sim! Basta entrar com um título, caso ela já não possua, uma imagem de capa e voilá. :)

E tem mais: os artigos passarão por um processo de curadoria, e alguns destes ganharão um selo de Featured.

Featured?

Todos os artigos que forem escritos à partir de hoje irão para uma fila de curadoria, onde serão analisados pelo nosso time de curadores. Eles procuram por artigos com bom conteúdo autoral (você que escreveu), exclusivo (postou somente na Alvanista) e, naturalmente, sobre games. Quando escolhido, o post irá receber esse selo:

Featured

Um detalhe interessante: para ser featured não importa quantas reações têm seu artigo. Isso pode não parecer muita coisa, mas é algo que nos deixa muito empolgados. Isso quer dizer que bons escritores, mas que ainda não possuem uma larga base de seguidores, terão totais condições de serem featured – ou seja, o critério principal para isso é o conteúdo. Com a visibilidade que o featured vai dar, esse escritor poderá aumentar sua base de leitores e assim receber mais feedback sobre seu material. Queremos estimular a criação, discussão e compartilhamento de bom conteúdo e o nosso objetivo é que, no futuro próximo, alguns perfis e personas da Alvanista estejam dentre os canais mais importantes e acompanhados de games no Brasil. Iremos trabalhar duro para sermos uma plataforma digna dos bons escritores que temos, e dar a visibilidade e alcance que eles merecem.

Mas, o que acontece quando um artigo é featured?

Além de ganhar o selo, a postagem irá para os populares e terá grande chance de ser compartilhada pelos canais oficiais da Alvanista, como nosso Twitter e Facebook. Como os artigos são otimizados para compartilhamento, ela tem tudo para começar a ganhar a internet.

Rascunhos: o fim do ~medo~

Nós já sentimos a dor de escrever uma postagem e, por uma crueldade do universo, perder ela por algum deslize. Tentamos voltar, recuperar o que havia sido escrito, mas não tem jeito. Temos que reescrever tudo de novo. É um sentimento quase nostálgico, se compararmos com quando perdemos a última vida em um estágio avançado de um jogo do Nintendo sem password. Mas, já era hora disso mudar. Ouvimos os seus (e os nossos) inúmeros pedidos e estamos muito aliviados de anunciar que agora postagens de textoartigo terão Rascunhos! Funciona assim: do lado do botão de publicar, no formulário de postagens, existe um botão chamado Salvar Rascunho – como você deve ter visto na imagem acima do formulário de Artigo. Ao salvar esse rascunho, você é levado para a página dele, onde você poderá ver como está ficando a postagem.

Na sua página inicial iremos exibir o total dos seus rascunhos ainda não publicados. Assim:

Rascunhos

Clicando nesse link você verá todos os seus rascunhos, e de lá poderá visualizar, editar, excluir, publicar eles e – mais importante – ser feliz sabendo que seus escritos estarão salvos.

Reportar Comentários

Que todas as discussões na Alvanista sejam saudáveis; que todos os usuários respeitem uns aos outros.

Esses são alguns dos nossos mantras e objetivos. Às vezes, alguns usuários esquecem que do outro lado do computador está uma outra pessoa, e são gratuitamente agressivos e/ou desrespeitosos com outros. Nem sempre a vítima nos comunica via o nosso contato, e assim ela é prejudicada e o agressor segue impune. Mas, não mais. Criamos uma ferramenta de Reportar Comentário, onde o comentário reportado será copiado na íntegra e enviado para análise da moderação. Caso a denúncia seja confirmada, o agressor será proibido de comentar e, em casos de recorrência ou em situações mais extremas, banido por um tempo. As denúncias serão sempre julgadas por um moderador, que terá como prioridades punir quem age de forma agressiva e/ou desrespeitosa com outros usuários.

Sabemos que alguns de vocês estão com receio de serem denunciados e punidos injustamente. Por exemplo, se você comentar algo como “ultimamente os jogos da [empresa] estão todos péssimos!” alguns usuários irão denunciar este comentário por se sentirem agredidos. Porém, não se preocupe. Casos assim não serão punidos, pois você não foi agressivo pessoalmente com ninguém – sabemos diferenciar uma crítica à uma empresa de uma agressão à uma pessoa. Alguns pontos importantes:

  • Se você ficar reportando comentários em excesso, suas denúncias serão ignoradas pelo sistema. Fizemos isso para evitar que usuários fiquem perseguindo e tentando prejudicar outros via denúncias em excesso.
  • Se está com dúvidas se o seu comentário pode gerar uma punição, consulte o código de conduta dos nossos termos de uso, ou fale conosco via nosso formulário de contato que te ajudamos. Aconselhamos a todos os usuários a serem sempre respeitosos com todos os outros, isso só irá fazer bem a você e aos outros.

Para reportar comentários, basta clicar na bandeirinha que fica na direita do comentário.

Outras melhorias

Ufa! Foram muitas as melhorias, mas temos mais algumas:

  • Você agora pode escolher o método de ordenação dos comentários de uma postagem dentro da página da própria. Ouvimos o feedback e sentimos que erramos em deixar somente uma opção de ordenação.
  • Notou que a barra lateral está maior? Agora conseguimos colocar algumas coisas mais legais por lá, como os artigos relacionados, e sugestões de Quem Seguir mais ricas, com as bios dos usuários.
  • Popular agora exibe os jogos que estão sendo muito comentados na Alvanista. Boa maneira de saber os jogos que estão bombando no momento!

 

Futuro

Para as próximas atualizações devemos trazer os rascunhos também para as Críticas. Estamos caminhando com a nossa aplicação mobile, que devemos lançar no começo de 2015. Também planejamos criar algumas ferramentas para melhorar a comunicação/gerência das postagens para personas com muitos membros na equipe, principalmente.

Happy Gaming!