Lola ilustrando a awesomeness de Personas

Nos últimos meses, a palavra mais comum no HQ da Alvanista era “Persona”. E não é porque estávamos jogando algum jogo da clássica franquia. Estávamos maquinando o funcionamento de um dos recursos mais empolgantes que já adicionamos à nossa amada Alvanista: Personas.

A Alvanista é um canal focado em games – e o perfil de cada usuário busca refletir seu lado gamer. Compartilhar e expandir a sua experiência como jogador – esse é o nosso mote. Porém, observamos que mesmo este lado gamer pode se expressar sob várias formas diferentes. Vou me utilizar (@bruno), como cobaia para explicar o conceito das Personas, então peço que me acompanhem.

Como jogador, gosto bastante de jogos de RPG, mais ainda de JRPGs. Não gosto de first-person shooters, e não tenho também muito interesse em jogos de ação. Tenho um carinho especial por gráficos 2D.

Ao longo de 2013 me apaixonei por jogos como The Last of Us, Bioshock Infinite e Pokémon X/Y. Me via com frequência buscando por todo tipo de conteúdo relacionado a eles. Tinha uma grande vontade de compartilhar o que encontrava, e acrescentar minha própria visão e experiência também. Porém, se o fizesse, teria dezenas de postagens seguidas sobre o mesmo tópico. Isso poderia ser prejudicial para as pessoas que me seguem e não se interessam sobre o jogo/tema em questão, e me incomodava por achar que estava causando algo similar a spam sobre o meu próprio perfil. Como consequência, acabei me contendo a postar somente  um pequeno percentual de tudo que queria expressar sobre esses jogos.

Existem vários lados (personas) no meu “eu” jogador: JRPGs, PokémonJogos Retrô, entre alguns outros. Acreditamos que muitos de vocês também são assim.

Se eu tivesse um canal de fácil acesso e dedicado a cada um dos meus lados, onde posso contribuir com muito conteúdo e alta frequência – e que não arranhasse a experiência do meu perfil principal – certamente eu iria criar muito mais conteúdo, e poderia me expressar de forma muito mais completa. Cada um desses canais seria bem mais específico do que o meu perfil principal, o que pode ser bem mais atrativo para que outras pessoas se interessem a ponto de segui-los. É bem mais fácil para um fã de JRPG se identificar com um canal chamado, por exemplo, de jrpgfan, que escreve sobre JRPGS, do que bruno, que escreve sobre várias coisas – muitas não relacionadas – dentre elas, JRPGs. 

Além do citado acima, também observamos o seguinte:

  • Existe uma certa resistência para seguir o perfil de um jogador – visto que este é multi-facetado, e você pode somente se interessar por algum ou outro aspecto do conteúdo que ele escreve.
  • As pessoas naturalmente se agrupam, e faltava uma ferramenta que trouxesse esses grupos à vida na Alvanista. O que víamos é uma proliferação de listas/grupos que utilizavam o recurso de menções para realizar algo similar à isso.
  • Os perfis institucionais ajudavam a cobrir as necessidades de instituições, porém seu uso ainda era muito hostil – era necessário criar duas contas, e o compartilhamento desta conta era manual (compartilhando a senha).

É com uma satisfação enorme que apresentamos a vocês uma nova ferramenta que vem pra melhorar essas situações, e te ajudar a expressar seus diversos lados como amante de jogos eletrônicos: Personas.

Desde que a Alvanista nasceu, temos constantemente acrescentado recursos e melhorado os já existentes – porém, poucas vezes podemos falar que adicionamos algo com o potencial de causar uma revolução no que a Alvanista será algum tempo depois da chegada dessa nova funcionalidade. Essa é uma dessas vezes.

Então, como isso funciona?

Uma persona é um canal, que se assemelha a um perfil limitado e específico, que pode ser compartilhado por vários jogadores. Ela tem um nome de usuário, foto, capa, bio, página de perfil e seguidores – assim como um usuário. Com a persona você pode fazer postagens, comentários e compartilhamentos – mas não pode adicionar jogos, escrever críticas, dar vidas e seguir outros perfis.

Acima da sua informação de level na Alvanista iremos exibir o perfil ativo no momento, e o seu total de personas. Chamamos isso de switcher. Ao clicar nele, você poderá trocar do seu perfil para qualquer persona que você fizer parte, a qualquer momento que o switcher estiver ali. Assim, você poderá trocar de personas sem precisar sair da Alvanista e entrar novamente. A troca é instantânea. Olha só como fica:

Switcher de Personas

Ao clicar em um perfil/persona, você será levado para a página de perfil deste. De lá você poderá acompanhar a quantidade de seguidores da Persona – sim, cada persona tem seus próprios seguidores – suas postagens e, também, poderá fazer uma postagem pela persona.

Como sua persona terá seus próprios seguidores, nós tínhamos que fornecer uma maneira para que seu perfil mais popular ajudasse a divulgar sua nova persona. Assim, é possível compartilhar postagens de suas personas pelo seu perfil principal, ou outras personas da qual você faz parte. 

Exemplo de perfil de persona na Alvanista

Se você tiver pelo menos uma persona, iremos exibir um mini-switcher no formulário de postagem e comentário, pra te permitir escolher por qual perfil/persona aquela postagem/comentário será feito. Simples, não é? Mas isso não é tudo que você pode fazer com as personas.

Compartilhar Persona

Então, você decide criar uma persona pra postar conteúdo dedicado à, por exemplo, imagens bizarras do nosso amado Espurr. Só você, navegando pela internet, já é capaz de produzir várias ótimas postagens com o Espurr nas mais diversas situações. Porém, se você pudesse autorizar outros jogadores de sua confiança a postar também por esta persona, os seguidores dela teriam ainda mais Espurr, e com ainda mais frequência – o que seria ótimo para eles, e te deixaria mais tranquilo que a persona estaria sempre movimentada.

Este exemplo é perfeitamente possível da forma como as Personas foram feitas na Alvanista. Na página de preferências da persona, você pode escolher até 7 outros jogadores para fazer parte de sua equipe – e cada um destes jogadores poderá fazer postagens e comentários pela persona, e a terá disponível no seu switcher.

Para poder convidar uma pessoa a participar de uma persona sua, primeiro vocês precisam seguir um ao outro. Fizemos isso para evitar spam de convites indesejados. Basta você escrever o nome de usuário do jogador que você deseja convidar, apertar em Convidar para esta Personavoilá – um convite de participação será enviado para ele. Até este convite ser respondido, o jogador aparecerá como pendente na lista.

Preferências da Persona

Você pode escolher se quer exibir a equipe publicamente no perfil da persona, e se você quer receber mensagens através desta persona, também.

Nova página de Explorar

Nova página de Explorar

Com a chegada das Personas, e toda a segmentação que elas trazem, nós aproveitamos para redesenhar a página de Explorar. Agora damos um destaque maior ao perfil com maior pontuação de cada seção.

No menu à esquerda temos o item Em Destaque, onde ficam os perfis populares recentes. Abaixo deles é que está a grande novidade: Categorias. Cada persona pode escolher até duas para descrever seu conteúdo, e aqui iremos mostrar as personas mais populares de cada uma destas. Para os autores, é um ótimo lugar para que as pessoas descubram suas personas – e para os leitores, é também um ótimo lugar para buscar perfis que escrevem sobre conteúdos do seu interesse.

Lembrando, os perfis populares são calculados automaticamente e usam uma pontuação para fazer a seleção. Esta pontuação não é só o nível da Alvanista, ela leva em consideração vidas recebidas também, entre outros aspectos (recência de vidas recebidas é um deles, por exemplo). Também acrescentamos uma certa natureza aleatória neste cálculo, portanto a ordem em que os perfis aparecem pode mudar a cada visualização da página.

Perfis Institucionais e Grupos

Com o advento das personas, a funcionalidade de Perfis Institucionais não se faz mais necessária. Aqueles já criados irão continuar como estão, e caso você seja um destes e queira migrar seu perfil institucional para uma persona, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em fazer isso.

Acreditamos que as personas são uma ótima maneira de trazer sua instituição/grupo à vida na Alvanista. Você terá fácil acesso à ela pelo perfil de cada um dos membros, e poderá fazer postagens e comentários por ela rapidamente também. Além disso, você vai ter uma oportunidade de expor ela na página de Explorar, em até duas categorias. Então, se você tem, por exemplo, um podcast/canal de youtube/site/fangroup/comunidade, você pode criar a persona deste e compartilhar com os outros jogadores que você deseja que postem também.

Para os jogadores que estão se organizando em listas (como as listas de Nintendo, PS Vita, Pokémon, etc…), sugerimos que criem uma persona também para representa-las – dessa forma fica mais fácil para que os jogadores “entrem na lista”, pois basta seguir a persona. Isso evita a lista de menções, que poderia causar problemas com denúncias de spam, caso algum membro da lista não quisesse mais receber aquele conteúdo. Além do mais, essa lista como persona pode ter uma capa, uma foto, uma bio e estará agrupada conforme suas categorias. E, para fechar: ainda terá também uma url própria, no formato http://alvanista.com/suapersona. Bem mais organizado e bonito!


Temos certeza que personas fantásticas serão criadas, e torcemos pelo sucesso de cada uma. Estaremos sempre trabalhando para que você consiga expressar sua personalidade gamer da forma mais completa, bonita e prática.

Happy Gaming!