Em maio completamos 1 ano de Alvanista, e estamos muito felizes por constatar o quanto nós crescemos neste período. Não só a Alvanista ficou maior, mas também ficou mais bonita, mais completa e com cada vez mais conteúdo de qualidade. Mas, isso não foi a única coisa que aconteceu neste nosso primeiro ano. Muitas pessoas se conheceram através da Alvanista, muitos jogos foram descobertos pelos jogadores através de postagens de outros, promoções foram divulgadas, histórias comoventes foram contadas, coleções compartilhadas, músicas magníficas de trilhas sonoras dos mais diversos jogos foram ouvidas em conjunto e, pra fechar esse ano, tivemos o “acontecimento” da E3 de 2013: os gifs mais engraçados, a reação à postura da Microsoft, a empolgação com a Sony.

Perto do final desse nosso aniversário, nós percebemos que estávamos crescendo mais do que daríamos conta. Estávamos tendo alguns problemas para garantir que a Alvanista chegasse sempre rápida para os jogadores, e chegamos à conclusão que precisávamos nos adaptar para continuar crescendo. Eis que começou o maior projeto desde o nascimento da Alvanista, em maio de 2012: o desenvolvimento do que chamamos de “A Nova Alvanista”.

E agora estamos orgulhosos de apresentar pra vocês o resultado disso tudo. Prepare-se para uma postagem grande, pois são muitas as novidades. Vamos à elas:

Nova Interface

Toda as páginas da Alvanista passaram por uma remodelagem. Optamos por usar uma tipografia diferente, textos grandes, maior espaçamento e uma interface mais minimalista. O foco da Alvanista é o conteúdo gerado pelos jogadores, e não queremos tirar a atenção com detalhes supérfluos de interface. Nós repensamos cada página com muito carinho, de forma que ela conseguisse passar o maior valor possível, e fosse agradável de se utilizar. Faça um tour pela Alvanista e veja como elas ficaram! Abaixo, um pouquinho da nova interface:

Nova UI

Os 3 Feeds

Com o crescimento da Alvanista, o número de postagens por dia passou a crescer também. Para quem estava seguindo um bom número de jogadores e jogos, já estava difícil acompanhar tudo que estava acontecendo, mesmo acessando todos os dias – falamos por experiência da própria equipe, também.

Mas, esse é um daqueles problemas que nós ficamos felizes em ter: isso quer dizer que as pessoas estão escrevendo bastante! Para melhorar a experiência geral, nós decidimos quebrar a sua timeline em 3 feeds:

  • Timeline: esse é o seu feed principal. Aqui aparecem as postagens dos jogadores que você segue.
  • Jogos: somente postagens dos jogos que você segue a discussão. Esse feed possui uma natureza bem mais dinâmica, e nós acreditamos que é mais aceitável que algumas das postagens se “percam” no mar de outras postagens – o que não achamos tão válido para a sua timeline principal. Por isso separamos as postagens dos jogos que você segue e as colocamos nesse feed. Agora você pode ficar bem mais à vontade para seguir mais jogos, e isso não vai super-popular sua timeline principal. Para complementar, nós unificamos as discussões dos jogos multi-plataforma. Portanto, se você seguir um jogo como Bioshock Infinite, você estará seguindo a discussão de suas versões para PS3, Xbox 360 e PC, no caso.
  • Atividades: neste feed nós concentramos o que os jogadores que você segue estão fazendo na Alvanista: quem eles andam seguindo, as notas que estão dando, críticas que estão escrevendo, jogos que estão adicionando, etc… Bom para conhecer novos jogadores e jogos, tudo através das atividades dos jogadores que você está seguindo.

Além disso, nós estamos ordenando as postagens desses feeds por ordem de criação – assim fica mais fácil saber até onde você já leu.

Postagens, postagens, postagens!

Essa foi a palavra mais comum no desenvolvimento da nova Alvanista: “Postagens”. Elas são a grande estrela da Alvanista, e receberam a maior atenção nesta nova versão da própria:

  • Você agora pode acrescentar Tags às suas postagens. Ao clicar nas tags, você pode ver todas as postagens com ela. Também é possível buscar por postagens que possuam uma tag específica. Agora fica mais fácil categorizar o conteúdo, e abre a possibilidade para que os jogadores possam organizar também suas próprias postagens. Por exemplo, você pode usar uma tag para identificar um diário de jogo seu , ou participar de um evento organizado pela própria comunidade, e muitos outros usos que sabemos que irão surgir. Só são permitidas até 5 tags por postagem, então escolha bem.
  • Além das tags, as postagens também agora podem ter Título. Isso facilita a leitura do feed, e acrescenta mais uma boa opção visual para deixar suas postagens mais semânticas e bonitas. Esse título é completamente opcional.
  • Acabou o sufoco! Agora todos nós podemos Editar as Postagens. Basta clicar no ícone de edição que aparece sobre elas e garantir que o seu texto está com o português impecável, e com tudo direitinho.
  • As postagens que possuam imagens animadas (os celebrados GIFs), virão com os próprios estáticos, de início. Para executá-los, basta clicar sobre eles.
  • Se sua postagem possui conteúdo (usualmente, imagens) que potencialmente podem ser vistos como impróprios por outros usuários, você pode (e deve, nesse caso) marcar sua postagem como NSFW (Not Safe for Work, ou Inseguro para o Trabalho, em português). Você pode fazer isso clicando no ícone da engrenagem, acima do botão de Cancelar Postagem. Nas preferências de cada jogador, ele pode definir se deseja receber conteúdo marcado como NSFW. Por padrão, essa opção vem negativa. Os jogadores, caso vejam alguma postagem com conteúdo NSFW poderão denúnciá-la como postagem imprópria, clicando na setinha de opções da postagem, que fica ao lado dos ícones de Dar VidaCompartilhar.  Caso a denúncia seja verificada e confirmada, a postagem será marcada como NSFW e o seu autor ficará sujeito à ações pela Administração/Moderação da Alvanista, caso seja recorrente e necessário. Esperamos deixar a rede mais amigável com essa medida, tanto para as pessoas que querem conteúdo mais “seguro”, como para aquelas que querem todo tipo de conteúdo.

Nova Ferramenta de Postagem

Aprimorando as Críticas

Sabemos que a relação entre os gamers e as críticas de jogos é uma relação muito próxima, ardente e, muitas vezes, quase carnal. Todos nós adoramos ler boas críticas, e queremos escrevê-las também. A página das críticas foi a página que passou pela maior remodelagem de interface, e estamos muito felizes com o resultado final. O nosso objetivo foi fazer a leitura da crítica ficar o mais agradável possível, e esperamos que gostem do resultado. Além disso, acrescentamos a possibilidade de você, caro escritor, adicionar os Pontos PositivosNegativos à sua crítica. Eles ficam lá embaixo, no resumo, junto com as notas. No final da crítica nós também colocamos links para outras do mesmo autor.

Esperamos que a nossa nova plataforma de críticas agrade aos escritores, e que cada vez mais de vocês migrem para a Alvanista e compartilhem seu ótimo conteúdo com toda a comunidade gamer, e que o seu conteúdo fique super legível, lindo e recheado de awesomeness, como deve ser tudo na internet. Curioso pra ver como elas ficaram?

Nova aparência das críticas

Lindo, né? Acho que essa é a deixa para você começar a escrever aquelas críticas que você vem adiando a tanto tempo…

Busca

Já registramos centenas de milhares de postagens na Alvanista, e era cada dia mais difícil buscar por uma. Se você queria buscar por postagens que abordassem um conteúdo específico, era impossível. Agora não mais. Na caixa de busca da Alvanista, que fica lá na barra superior, você agora também pode buscar por postagens. Essa busca retorna postagens que tenham o que você escreveu no seu corpo, tags, autor e/ou jogo relacionado. Portanto, é uma busca bem completa. Experimente algumas buscas e boa pesquisa!

Cadastro sem Facebook ou Twitter

Agora, os jogadores poderão criar suas contas na Alvanista sem a necessidade de vincular seus perfis no Facebook ou Twitter. Com isso, vocês podem convidar aqueles seus amigos que não se sentiram à vontade para se cadastrar anteriormente para se juntar à Alvanista e começarem a compartilhar suas experiências com jogos eletrônicos.

Nova tela de Cadastro

Limites

Sim, com o crescimento da Alvanista, sentimos a necessidade de impôr alguns limites à forma como os jogadores a utilizam. Esses limites existem para garantir uma melhor experiência no uso da Alvanista para o próprio jogador, e para os outros.

  • Somente as 10 primeiras imagens de uma postagem serão desenhadas. As outras virarão apenas links.
  • Você só pode seguir até 1000 pessoas. Acreditamos que a timeline fica muito comprometida se você segue mais do que isso.
  • Postagens com muitas menções terão maior dificuldade de entrarem para a página de postagens populares.

Mudanças

Assim como muitas partes da Alvanista foram aprimoradas, outras foram eliminadas, simplificadas ou simplesmente modificadas. São elas:

  • Não há mais a funcionalidade de comparação de perfis de usuários.
  • A funcionalidade de Listas está descontinuada. Para acessar suas listas já criadas, basta ir para a página do seu perfil e acrescentar “/lists”. Por exemplo: http://alvanista.com/bruno/lists acessa as minhas listas. Não será mais possível editar, excluir ou criar listas. Após um ano de Alvanista, observamos que esse recurso não foi muito bem aceito pela base de jogadores, e poderíamos usar o nosso tempo melhor focando em outros recursos. Esperamos que nos compreendam. São passos necessários para que possamos melhorar cada vez mais os aspectos mais importantes da Alvanista.
  • Os Perfis Populares agora são calculados à partir de boas contribuições recentes. Dessa forma, se você passar a fazer boas postagens com frequência, é bem mais possível que seu perfil vá para os populares e seja recomendado à todos os outros jogadores, e você consiga crescer o alcance das suas postagens.
  • Agora, todos os usuários poderão ter uma Bio.

Embaixadores da Alvanista

Estamos abrindo a Alvanista para moderação por parte de seus jogadores. Mas, não queremos que nossos moderadores fiquem “só” com a tarefa de supervisionar e decidir o destino dos cadastros de jogos, screenshots e denúncias de postagens. Queremos que eles sejam mais do que isso: queremos que nossos moderadores também sejam Embaixadores da Alvanista. Eles poderão ajudar a organizar encontros, serão representantes oficiais da comunidade de jogadores da Alvanista e terão o nosso apoio para que possam ajudar toda a comunidade.

Se você tem interesse e quer fazer da Alvanista um lugar cada vez melhor, entre em contato conosco!

Futuro

Mais melhorias serão feitas para as críticas e as postagens, no futuro próximo. Esperamos que todos se sintam cada vez mais “em casa” na Alvanista, e que compartilhem suas experiência com seus irmãos gamers.

Happy Gaming!