Depois de um tempo sem lançarmos grandes novidades na Alvanista, voltamos com uma surpresa que vai agradar muitos dos nossos estimados jogadores: a Alvanista agora também sincroniza sua conta com jogos de Super Nintendo.

Como funciona

Desde quando começamos a sincronizar as contas dos usuários com serviços como PSN, Live, Steam e World of Warcraft, sempre tivemos uma ambição de, um dia, conseguir sincronizar também com consoles antigos. Para isso, teríamos que trabalhar em cima das roms e/ou dos emuladores. Em março, decidimos tentar, pra valer, fazer isso acontecer. O primeiro console escolhido foi o amado Super Nintendo. Realizamos um trabalho de pesquisa sobre a implementação das roms e emuladores, e descobrimos algo interessante.

Como muitos de vocês já sabem, nós (ainda) não sincronizamos os troféus dos jogos na Alvanista – apenas o % de conclusão deles. Sendo assim, bastaríamos extrair algo similar a isso da rom. Observando a estrutura de um arquivo de save (o arquivo onde o emulador salva o seu progresso no jogo), percebemos que existe um padrão, bem discreto, entre os save games de vários jogos do Super Nintendo. Esse padrão pode ser compreendido como uma taxa de progressão no jogo, que deveria ser usado internamente pelo console para quaisquer fins. Conseguimos extrair isso à partir do próprio arquivo de save e, com isso, sincronizar o seu % de conclusão desse jogo. Bastaria então implementar uma opção para o upload desses arquivos, e voilá: sua conta da Alvanista mostrará o seu % de conclusão e criará rankings para esses jogos.

Ranking de Chrono Trigger

Abaixo, o ranking global de alguns clássicos de SNES que já estão sincronizados:

Porém, nem tudo é tão maravilhoso assim. Nem todos os jogos suportam isso (afinal, nem todos os jogos possuem a opção de save no Super Nintendo), e estamos procurando melhorar a nossa ferramenta de integração com esses arquivos de save. Hoje, com muita empolgação, anunciamos que vamos liberar, aos poucos, essa funcionalidade para todos os jogadores da Alvanista. Se você está interessado em participar desse período de testes, se inscreva no link abaixo:

 

http://alvanista.com/?apf=1

 

Futuro

Para o futuro, estamos planejando lançar uma versão modificada dos principais emuladores de Super Nintendo que sincronizem automaticamente seu save com a Alvanista. Já sabemos que isso é viável, então é somente questão de tempo. Aguardem!

Happy Gaming!