Gamificar uma comunidade, definitivamente, não é tarefa das mais simples!

Tudo começou com um projeto, diversas páginas escritas, gráficos e planilhas com fómulas complexas. Finalmente minhas aulas de cálculo na engenharia serviriam para alguma coisa!

A primeira versão da gamificação foi para o ar e, no dia seguinte, mais badges estavam sendo implementados, regras revistas e muita gente querendo entender e ganhar seus pontos na rede.

Como tornar a gamificação algo balanceado e que não vire uma corrida maluca por meros pontos? Este sempre foi nosso maior desafio! É fácil encontrar pessoas tentando trapacear e nossa resposta para elas é simples: O perfil é seu! Se você quer ter o troféu do Zelda e as pessoas sabem que, para você, Link é um atalho na internet, parabéns, você acaba de mostrar seu lado cheater como gamer! (Boa idéia para um novo troféu, O Cheater)

Fato é que, ainda, estávamos tentando equilibrar a pontuação para os mais diversos tipos de habitantes da Alvanista. Um dos maiores objetivos da gamificação é incentivar o uso da rede, mas e aquelas pessoas que são gamers hardcore, que tentam platinar ou fazer o máximo possível de achievements em um jogo, como reconhecer o esforço e o lado gamer destas pessoas?

A resposta é: Gamificamos o seu gameplay! A partir de agora, se você conseguir 50%, 75% ou 100% em um jogo, você ganhará XP na Alvanista. Ao atingir estas marcas em uma grande quantidade de jogos, você ganhará um troféu pelo seu feito.

As regras são  bem simples:

  • Apenas games com sincronização se beneficiam deste XP;
  • Você precisa marcar ou ter marcado que jogou o jogo;
  • Se você compartilha sua conta com alguém, apenas um de vocês receberá XP.

Implementar esta gamificação foi uma das atividades mais trabalhosas. Para que isto fosse possível, refizemos, do zero, a integração com a PSN e com a Steam. Hoje, orgulhosamente, podemos dizer que não dependemos mais de terceiros para manter a sincronização destas redes funcionando.

Portanto, jogar, agora, também dá XP na Alvanista!